Páginas

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Suspensão da Audiência pública do PEMC:

O secretário de Meio Ambiente do Estado da Bahia: A juíza de Morro do Chapéu, provocada pelo ministério público, determinou a suspensão da audiência pública pois os estudos não foram disponibilizados para a ocorrência da própria audiência. O estado entrou com um recurso para suspender a liminar e fazer a audiência dentro de mais alguns dias.

O PEMC não é unanimidade

Agora conversei com a sra. Marta de Morais Santos, a Esposa do Francês, e proprietária das fazendas Loickland e Retiro a 12 km w de Morro, na BA052 (conhecidas ambas como Fazenda do Francês), onde realizamos coletas durante a revisão da poligonal do PEMC. Ela está muito indignada por estar sendo ameaçada de despejo pela justiça, depois de viver e trabalhar há 22 anos no local. Ela trabalha com turismo rural e ecológico e enfrenta dificuldades em tocar seu negócio pois não tem energia elétrica, nem pode fazer melhorias. Como d. Marta existem muitos proprietários insatisfeitos e indignados com o PEMC, mas muito deste problema tomou corpo devido às indefinições governamentais para a efetivação do Parque. O processo se arrasta, o tempo passa, o problema só faz aumentar.

Virada de mesa na audiência pública

A promotora de justiça da Morro do Chapéu mandou suspender a audiência pública do PEMC, a justificativa é que não houve tempo hábil para os estudos técnicos.












Na imagem ao lado temos as dimensões da área de estudo para a proposição da poligonal do PEMC, em amarelo, feita pelo INEMA, com base numa empresa de consultoria.

Audiência pública do PEMC

Em mais alguns instantes será iniciada a audiência pública sobre o Parque Estadual de Morro do Chapéu. Em jogo está a integridade do PEMC, do seu patrimônio natural e artístico, diante da instalação de parques eólicos.
Morro do Chapéu- Auditório da Filarmônica Minerva.